mais menos | | Mais
O "livro do mês" do Centro de Documentação

Centro de Documentação de Instituições Religiosas e de Família

AFPS | 10/07/2017 12:07
O Centro de Documentação de Instituições Religiosas e da Família, tutelado pelo Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro, pretende salvaguardar e dar a conhecer o património documental existente nas paróquias da Diocese de Setúbal. Com este objetivo realiza a inventariação, tratamento arquivístico, conservação e digitalização deste tipo de acervos, e agora também, a divulgação da rúbrica o "Livro do Mês do Centro de Documentação", para difundir o seu acervo digital, de modo a que a informação seja de todos.

O livro do mês é o Livro de indulgências da Irmandade do Santíssimo Sacramento da paróquia de Almada.

Este é um manuscrito, datado de 1616, que transcreve na íntegra as Indulgências, Privilégios e Graças Espirituais a que os irmãos da Confraria do Santíssimo Sacramento da Paróquia de Almada tinham direito, em modelo de diploma. Contém 13 fólios, 8 deles são em pergaminho. No frontispício é visível uma moldura decorada com elementos figurativos, florais e capitulares ornadas. Os cortes do manuscrito são dourados e a encadernação é em pele decorada a ouro com uma moldura dentada com flores-de-Lis e um pequeno inseto alado. Contém também 4 florões laterais e um florão central alusivo ao Santíssimo Sacramento.

Este livro foi alvo de estudo científico e de conservação e restauro, resultando na publicação de uma tese de mestrado em conservação e restauro, tendo também esse trabalho sido divulgado oralmente no 16º seminário: Care and conservation of manuscripts, na faculdade de Humanidades da Universidade de Copenhaga. O livro encontra-se atualmente no Centro de Documentação, juntamente com outra documentação proveniente da paróquia de Almada, podendo ser consultado em base de dados X-Arq e em suporte digital nas instalações do Centro.

 Informação relevante:

No séc. XVII, as Irmandades com maior relevo são as do Santíssimo Sacramento e as de culto Mariano. Estas aprovavam os seus Estatutos, procurando em seguida obter Indulgências ou Graças Espirituais, que lhes eram concedidas de acordo com a devoção da Irmandade, com a sua importância, por estarem ligadas a uma arquiconfraria, ou por lhes serem concedidas Bulas Papais. Estas Indulgências podiam ser concedidas em bula e anexadas ao Compromisso, ou transcritas separadamente num livro, em modelo de diploma ou em sumário, favorecendo a Irmandade e tornando-a mais apelativa para a integração de irmãos.

Todos os meses o Centro de Documentação publica a rúbrica o Livro do mês no site institucional do Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro podendo ser lido no campo das notícias: http://www.cparoquial-covapiedade.pt/livro-do-mes-livro-indulgencias-gracas-espirituais-da-irmandade-do-santissimo-sacramento-paroquia-almada-1616/ 

Ana Barrosa, técnica do Centro de Documentação de Instituições Religiosas e de Família

 

 

Comentários