mais menos | | Mais
D. José Ornelas apela à oração e solidariedade

Incêndio em Pedrógão Grande

AFPS | 18/06/2017 11:06
O Bispo de Setúbal manifesta o seu voto de pesar e apela à oração e solidariedade das comunidades, em articulação com a Cáritas Diocesana.

PESAR, ORAÇÃO E SOLIDARIEDADE

Aos cristãos e todas as pessoas de boa vontade.

 Esta manhã, aqueles que tiveram possibilidade de dormir, acordaram com a tristíssima notícia da catástrofe do fogo que, mais uma vez, atingiu muitas populações do centro do país. Se notícias destas não são, infelizmente, raras no nosso país, esta assume dimensões especialmente dramáticas, que não podem deixar ninguém indiferente, pela perda de tão numerosas vidas humanas e pela destruição de ingentes bens necessários à vida.

Para além de tudo o que se tem dito sobre o assunto, muito mais há que decidir, mudar e fazer. Mas este não é o momento de discutir. O nosso pensamento vai, antes de mais, para os que pereceram e para todos os que foram atingidos pela catástrofe. Não podemos ignorá-los e queremos estar ativamente próximos de quem perdeu os seus entes queridos, de quem ficou sem os seus bens, de todos os que lutam e se empenham em socorrê-los: bombeiros, instituições de socorro e voluntários.

Recomendo a todas as paróquias, comunidades religiosas e movimentos da diocese, que mobilizem todos os seus membros para lançar um olhar de solidariedade para quem precisa. Que a nossa oração chegue ao Coração misericordioso do Senhor, que celebramos na semana que agora começa, por aqueles que perderam a vida tão tragicamente, por aqueles que os choram e pelos que perderam os seus meios de vida. Que a nossa oração dê força e eficiência aos nossos esforços solidários para ajudar quem precisa. Não podemos deixar de ser generosos perante tamanha necessidade!

No próximo domingo, que todas as comunidades façam um peditório especial com esta finalidade e o enviem, quanto antes, à Diocese ou diretamente à Cáritas. Pedi à Cáritas Diocesana que, em ligação com a Cáritas Nacional, coordene estas e outras ações que venham a ter lugar, de modo que a solidariedade possa chegar o mais rapidamente possível a quem precisa.

Que o Senhor dê força e esperança aos que estão em necessidade e abra o nosso coração à generosidade para com eles.

                                                                                 + José Ornelas Carvalho

                                                                                      Bispo de Setúbal

 

Comentários